Arts
Arts são movimentos especiais que o servo pode usar durante o combate gastando seu MP, elas não podem ser desviadas e tem diversos efeitos diferentes. Conforme seu Servo vai evoluindo, novas Arts poderão ser aprendidas.
As arts são criadas customizadas para cada servo tornando cada servo verdadeiramente único e diferente dos outros. Essas arts vem em dois tipo: Arts que só afetam o usuário, chamadas de SELF; e Arts que podem escolher seus alvos livremente, chamadas de TARGET. Essas arts são classificadas em Ranks e geralmente quanto maior o rank, mais poderosas e caras elas são.
Rank | Custo de MP (SELF) | Custo de MP (TARGET) |
A | 70 MP | 90 MP |
B | 50 MP | 70 MP |
C | 40 MP | 50 MP |
D | 30 MP | 40 MP |
E | 20 MP | 30 MP |
Criando suas próprias Arts
Para criar Arts é bem simples, a primeira coisa a se fazer é definir o Rank da Art que você deseja criar, após isso é necessário você determinar o tipo de art: SELF ou TARGET
SELF: Tem como alvo o próprio usuário. Possui efeitos exclusivos e seu custo de MP é menor que uma do tipo TARGET.
TARGET: Pode escolher o alvo da Art na hora que usar (inclusive você). É o tipo de Art mais comum e com múltiplos usos diferentes.
Após você escolher o tipo, confira o custo de MP do Rank dela e anote ele. Agora é necessário que você escolha até 2 efeitos para sua Art, pois sem efeitos a Art não faz nada a não ser consumir MP. Existe vários tipos de efeitos e alguns que só podem ser usados em Ranks específicos.
Efeitos para Arts
Abaixo são as "Classificações" dos tipos de efeito para Art, apenas escolha até 2 deles para criar a sua Art, cada tipo será explicada em mais detalhes depois.
+ DANO
O efeito mais básico de todos, caso você não coloque esse efeito, sua Art não causará dano! O alvo irá sofrer dano no HP de acordo com o Rank da Art. Você pode até mesmo pegar esse efeito 2 vezes para aumentar ainda mais o dano!
O dano é baseado no Rank da Art, se você pegar esse efeito 2 vezes considere como 1-Rank maior.
Rank | Fórmula do Dano |
EX | D50 + A + SOR |
A | D30 + A + SOR |
B | D15 + A + SOR |
C | D15 + A + SOR/2 |
D | D10 + A |
E | D10 + A/2 |
(A é o atributo de dano: FOR se for uma Art física ou MAG se for uma Art mágica)
+ CURA
Outro efeito básico que faz que o alvo recupere HP. Você pode pegar esse mesmo efeito 2 vezes para aumentar a potência da cura!
A cura é baseada no Rank da Art, se você pegar esse efeito 2 vezes considere como 1-Rank maior.
Rank | Quantia Curada |
EX | 2D100 HP |
A | 2D80 HP |
B | 2D60 HP |
C | 2D40 HP |
D | 2D20 HP |
E | D20 HP |
+ PROTEÇÃO
Um efeito exclusivo para Arts do tipo SELF. Ele anula todo o dano de um ataque ou de uma Art de Rank menor ou igual ao dessa Art.
A proteção é baseada no Rank da Art, se você pegar esse efeito 2 vezes considere como 1-Rank maior.
+ ROUBAR
Um efeito exclusivo para Arts do tipo TARGET. Ela rouba energia (HP, MP ou GP) do alvo para restaurar as suas.
A energia roubada é baseada no Rank da Art, se você pegar esse efeito 2 vezes considere como 1-Rank maior.
Rank | Roubo de HP | Roubo de MP | Roubo de GP |
EX | 2D50 HP | 2D30 MP | 2D30 GP |
A | 2D40 HP | 2D20 MP | 2D20 GP |
B | 2D30 HP | 2D15 MP | 2D15 GP |
C | 2D20 HP | D20 MP | D20 GP |
D | D20 HP | D10 MP | D10 GP |
E | D10 HP | D6 MP | D6 GP |
+ ADICIONAR
Um efeito que pode adicionar diversas coisas (Buffs, Debuffs, Status Negativos) à um alvo. Eles possuem uma lista de sub-efeitos que podem ser escolhidos em diversos níveis de eficácia definido pelo Rank da Art. Pegar esse efeito duas vezes fará que você escolha um efeito diferente para cada Adicionar.
Esse é o tipo de efeito mais complexo pois ele usa uma outra classificação para definir a potência dos efeitos e o Rank mede a duração em turnos. Isso é válido para Buffs, Debuffs e Status Negativos.
Potência
A potência do efeito é medida em Lv. (Leveis), tendo como máximo o Lv.3. Quanto maior o Lv. mais potente é.
Lv.1 > Requer que a Art seja de no mínimo Rank E
Lv.2 > Requer que a Art seja de no mínimo Rank C
Lv.3 > Requer que a Art seja de no mínimo Rank A
Duração
Assim como foi dito antes, o Rank da Art define a duração dos efeitos, mas como existem Skills que podem alterar esses valores, existem limites de duração.
O Mínimo de turnos é 1 e o Máximo é 15 turnos.
Rank | Duração |
A | 6 turnos |
B | 5 turnos |
C | 4 turnos |
D | 3 turnos |
E | 2 turnos |
Após conhecer essas regras, você deve escolher apenas 1 efeito e depois olhar na lista pelo que deseja. A lista estará um pouco mais adiante nesse tópico e está separada em Buffs, Debuffs e Status Negativos.
+ REMOVER
Um efeito que pode remover diversas coisas (Buffs, Debuffs, Status Negativos) de um alvo. Eles possuem uma lista de sub-efeitos que podem ser escolhidos em diversos níveis de eficácia definido pelo Rank da Art.
Escolha entre 1 tipo de remoção (remoção de buff, remoção de debuff ou remoção de status negativo) e aplique de acordo com o Rank da Art.
O Conceito de Lv. é explicado em + ADICIONAR
Rank | Efeito |
A | Remoção de todos do tipo escolhido de Lv.3 ou menor |
B | Remoção de todos do tipo escolhido de Lv.2 ou menor |
C | 1 Remoção do tipo escolhido de Lv.3 ou menor |
D | 1 Remoção do tipo escolhido de Lv.2 ou menor |
E | 1 Remoção do tipo escolhido de Lv.1 |
+ AUTOMÁTICO
Um efeito exclusivo para Arts do tipo SELF. Por conta própria ela não faz muita coisa, mas combinado com outro efeito ela torna sua Art em uma Auto-Art, que ativa no início da batalha e custa 0 MP. Só pode ser usada em Arts de Rank C ou maior.
+ CONTADOR
Um efeito exclusivo para Arts do tipo SELF. Ele adiciona um contador que serve para contar para ativar seu Noble Phantasm ou até mesmo outras Arts.
+ CONDIÇÃO
Um efeito que pode ser adicionado para sua Art de forma de tornar ela mais forte. Ele não custa um slot de efeito e o que ele faz é dar bonificações para sua art, mas ela só poderá ser usada quando você tiver um certo número de contadores.
Nome | Efeito |
Cond Lv.1 | Essa Art passa a precisar de 2 Contadores para ser ativada. Reduz custo de MP dessa art em -10. |
Cond Lv.2 | Essa Art passa a precisar de 4 Contadores para ser ativada. Reduz custo de MP dessa art em -20 e dá Rank-up. |
Cond Lv.3 | Essa Art passa a precisar de 6 Contadores para ser ativada. Reduz custo de MP dessa art em -30, dá Rank-up e um Slot adicional de efeito. |
Buffs, Debuffs e Status Negativos
Se você escolheu o efeito + ADICIONAR é imperativo que você veja essa seção pois ela lista todos os buffs, debuffs e status negativos disponíveis para adicionar para suas Arts. Todos eles tem Lv. no nome e os que não tem possuem "Lv. de Consideração" na descrição do efeito.
Nenhum Buff, Debuff ou Status Negativo acumula (stacka)
Buffs
Nome | Descrição do Efeito |
Dmg Up Lv.1 | Aumente o dano dos ataques do alvo em +10. |
Dmg Up Lv.2 | Aumente o dano dos ataques do alvo em +20. |
Dmg Up Lv.3 | Aumente o dano dos ataques do alvo em +30. |
M_Dmg Up Lv.1 | Aumente o dano das Arts do alvo em +10. |
M_Dmg Up Lv.2 | Aumente o dano das Arts do alvo em +20. |
M_Dmg Up Lv.3 | Aumente o dano das Arts do alvo em +30. |
Evd Up Lv.1 | Aumente a esquiva do alvo em +2. |
Evd Up Lv.2 | Aumente a esquiva do alvo em +4. |
Evd Up Lv.3 | Aumente a esquiva do alvo em +6. |
Hit Up Lv.1 | Aumente a precisão do alvo em +2. |
Hit Up Lv.2 | Aumente a precisão do alvo em +4. |
Hit Up Lv.3 | Aumente a precisão do alvo em +6. |
Stat Up Lv.1 | Aumente 1 atributo do alvo em +3. |
Stat Up Lv.2 | Aumente 1 atributo do alvo em +6. |
Stat Up Lv.3 | Aumente 1 atributo do alvo em +9. |
Re_Raise Type-b | Revive o alvo com 50 HP e 50 GP quando ele morrer. Remova esse Buff se isso ocorrer. Máx 1 ativação por batalha. Considere como um efeito de Lv.2. |
Re_Raise Type-a | Revive o alvo com 50 HP e 50 GP quando ele morrer. Remova esse Buff se isso ocorrer. Máx 3 ativações por batalha. Considere como um efeito de Lv.3. |
Regen Lv.1 | O alvo recupera 20 HP no fim do turno dele. |
Regen Lv.2 | O alvo recupera 40 HP no fim do turno dele. |
Regen Lv.3 | O alvo recupera 60 HP no fim do turno dele. |
Guard Regen Lv.1 | O alvo recupera 10 GP no fim do turno dele. |
Guard Regen Lv.2 | O alvo recupera 20 GP no fim do turno dele. |
Guard Regen Lv.3 | O alvo recupera 30 GP no fim do turno dele. |
Debuffs
Nome | Descrição do Efeito |
Dmg Down Lv.1 | Diminua o dano dos ataques do alvo em -10. |
Dmg Down Lv.2 | Diminua o dano dos ataques do alvo em -20. |
Dmg Down Lv.3 | Diminua o dano dos ataques do alvo em -30. |
M_Dmg Down Lv.1 | Diminua o dano das Arts do alvo em -10. |
M_Dmg Down Lv.2 | Diminua o dano das Arts do alvo em -20. |
M_Dmg Down Lv.3 | Diminua o dano das Arts do alvo em -30. |
Evd Down Lv.1 | Diminua a esquiva do alvo em -2. |
Evd Down Lv.2 | Diminua a esquiva do alvo em -4. |
Evd Down Lv.3 | Diminua a esquiva do alvo em -6. |
Hit Down Lv.1 | Diminua a precisão do alvo em -2. |
Hit Down Lv.2 | Diminua a precisão do alvo em -4. |
Hit Down Lv.3 | Diminua a precisão do alvo em -6. |
Stat Down Lv.1 | Diminua 1 atributo do alvo em -3. |
Stat Down Lv.2 | Diminua 1 atributo do alvo em -6. |
Stat Down Lv.3 | Diminua 1 atributo do alvo em -9. |
Status Negativos
Nome | Descrição dos Efeitos |
Poison Lv.1 | O alvo perde 20 HP no fim do turno dele. Nunca reduz abaixo de 1 HP. |
Poison Lv.2 | O alvo perde 40 HP no fim do turno dele. Nunca reduz abaixo de 1 HP. |
Poison Lv.3 | O alvo perde 60 HP no fim do turno dele. Nunca reduz abaixo de 1 HP. |
Curse Lv.1 | O alvo perde 10 MP no fim do turno dele. |
Curse Lv.2 | O alvo perde 20 MP no fim do turno dele. |
Curse Lv.3 | O alvo perde 30 MP no fim do turno dele. |
Virus Lv.1 | O alvo perde 10 GP no fim do turno dele. Nunca reduz abaixo de 1 GP. |
Virus Lv.2 | O alvo perde 20 GP no fim do turno dele. Nunca reduz abaixo de 1 GP. |
Virus Lv.3 | O alvo perde 30 GP no fim do turno dele. Nunca reduz abaixo de 1 GP. |
Stun Lv.1 | A 1ª Ação e Reação se tornam "PARADO". |
Stun Lv.2 | A 1ª e 2ª Ações e Reações se tornam "PARADO". |
Stun Lv.3 | Todas as Ações e Reações se tornam "PARADO". |
Frag Lv.1 | As Arts do alvo custam +10 MP. |
Frag Lv.2 | As Arts do alvo custam +20 MP. |
Frag Lv.3 | As Arts do alvo custam +30 MP. |
Seal Type-a | O alvo não pode usar Arts. Considere esse efeito como Lv.3. |
Seal Type-b | O alvo não pode Esquivar. Considere esse efeito como Lv.3. |
Seal Type-c | O alvo não pode Bloquear. Considere esse efeito como Lv.3. |
Última edição por SE.RA.PH. em Qua Mar 08, 2017 4:13 pm, editado 30 vez(es)